O Presépio
Conta a Bíblia que Jesus nasceu em Belém. Já era de noite Maria e S. José procuravam um sítio para passar a noite, finalmente encontraram uma estalagem. Mas, já não havia mais quartos livres, como não podiam andar mais, aceitaram passar a noite no estábulo, que o dono da estalagem lhes alugou. Dentro do estábulo estavam vários animais, entre eles estava uma vaca.
Foi durante esta noite, passada no estábulo, que Jesus nasceu. O momento do nascimento foi reconhecido pelos pastores da região que tinham sido avisados por um anjo, o Anjo Gabriel. Mais tarde, apareceu uma estrela no céu que guiou os três reis magos e mostrou onde Jesus tinha nascido. Os três reis magos levaram ouro, incenso e mirra a Jesus.
É a partir desta passagem da Bíblia, que remete para o nascimento de Jesus, que surgiu o presépio
O presépio é composto por vários elementos, esses elementos são: o menino Jesus, sua mãe Maria, seu pai adoptivo S. José, um anjo, três reis magos, uma vaca, um burro, os pastores, ovelhas e uma estrela.
Cada um dos elementos do presépio tem um significado. A Estrela de Belém com seu brilho, ilumina os passos da humanidade. Os reis magos representam os povos do mundo, de todas as raças: branca, negra e amarela. O estábulo, os animais e a manjedoura que serviu de berço para Jesus simbolizam a humildade, uma das maiores e primeiras lições que Cristo nos ensinou. Os presentes dos reis magos simbolizam o amor entre familiares e amigos.
A partir daí, tornou-se costume em várias culturas, para recordar o nascimento de Jesus, montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Para celebrar esta festa importante junta-se toda a família e em harmonia trocam-se presentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário