No âmbito do Projeto aLer+ e, em parceria com a prof.ª Ana Pereira, Coordenadora desse projeto no nosso Agrupamento, estamos a desenvolver algumas atividades, em que a ideia central reside na implementação de uma estratégia de cooperação participada entre criança/adulto, adulto/criança, criança/criança e adulto/adulto.
Para tal contamos também com a nossa professora da turma e com o Coordenador do 1.º Ciclo, prof. Alfredo, que nos dá apoio educativo.
O cinema, tal como o livro, tem a capacidade de nos transportar para mundos distantes e de nos distanciar do que "está próximo num trabalho artístico que entrecruza o real e o irreal, o verdadeiro e o fantasioso, o ato reflexivo e ato ilusório" (Costa e Sousa, 2009) através da ambivalência de sentidos da palavra e da imagem sonora. Assim, é nosso propósito desenvolver um projeto que enquadre a linguagem cinematográfica e as novas tecnologias da informação que nos parecem ser linhas de força que cruzam o sentir da humanidade na atualidade.
As propostas que se apresentam para a dinamização deste projecto constituem-se em ocasiões fatuais que poderão vir a contribuir para modificar a realidade social. Neste sentido, o projeto contempla algumas iniciativas:
- sessões de pesquisa de informação seguindo os guiões de literacia;
- realização de trabalhos para serem apresentados à comunidade;.
OBJETIVO GERAL:
Ø Inserir a arte do Cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§ Conhecer a linguagem audiovisual;
§ Apresentar o Cinema como fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento;
§ Desenvolver a partir do gosto pelo Cinema, o sentido crítico, estético e cultural;
§ Possibilitar o debate inter e transdisciplinar em torno da temática;
§ Promover a integração e o desenvolvimento social.
METODOLOGIA
Todas as actividades que se pretendem desenvolver passam por um trabalho de pesquisa, por tempos de planificação e intervenção com a finalidade de adequar os meios e os recursos ao desenvolvimento de um projecto de cooperação e participação da criança.
O projecto pretende ainda valorizar o trabalho de grupo, de escuta e de respeito pelas opiniões dos outros.
FASES DO PROJETO
Aqui deixamos algumas fases do projeto já implementadas:
1.ª Fase – Identificação de palavras-chave sobre a temática e representações que as crianças têm sobre essas palavras.
2.ª Fase – Definição de objetivos e estratégias de execução. Elaboração
de guiões para orientação de actividades.
De momento estamos a efetuar pesquisas sobre esta temática na Internet a partir de um guião. De tudo isso daremos conta muito em breve.
T4E, Prof.ª Elisa Santos
Nota: Este texto foi escrito de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.
de guiões para orientação de actividades.
De momento estamos a efetuar pesquisas sobre esta temática na Internet a partir de um guião. De tudo isso daremos conta muito em breve.
T4E, Prof.ª Elisa Santos
Nota: Este texto foi escrito de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.