sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dia de S. Valentim

3ºD


4ºB


4ºC


4ºA


3ºC


4ºE



3ºA


4ºD


3ºB

" Bonecos de Neve" 4º B


                 

O Inverno

            O Inverno é uma das quatro estações do ano, começa dia 21 de Dezembro e acaba dia 20 de Março. Nesta estação do ano os dias são mais pequenos e as noites mais longas. De todas as estações, o Inverno é a mais fria e também a mais chuvosa. Por vezes, as temperaturas são tão baixas que neva ou forma-se geada.
            Apesar de ser fria, esta estação também é muito bonita. Quando neva as árvores e os campos ficam cobertos de branco e podemos fazer inúmeras brincadeiras com a neve, praticar desportos de inverno como o esqui. Mas, também pode ser muito perigosa, as estradas ficam geladas e o perigo de acidentes é grande. As tempestades no mar também são mais frequentes.
            Durante esta estação, vários tipos de aves, como as cegonhas, as andorinhas, os patos entre outras, migram para regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, para se protegerem do frio.
No Inverno, como está muito frio temos de nos agasalhar bem, devemos usar cachecóis, luvas, gorros e casacos mais quentes para não ficarmos doentes.
O Inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral".
Engloba parte dos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março no hemisfério Norte, e Junho, Julho, Agosto e Setembro no hemisfério Sul.
Apesar do frio, eu gosto do Inverno pois é a estação do Natal e há neve para brincar.

João Bento     4ºB    





O Inverno

No Inverno as folhas ficam coloridas: amarelas, vermelhas, cor-de-laranja quando muito velhas ficam castanhas e caem, chamam-se folhas caducas.
Mas também há folhas que nunca caem, chamam-se folhas persistentes.
No Inverno, de vez em quando neva. Muitas vezes há geada (não é tão engraçado como a neve) mas é preciso fazer muito frio.
No Inverno toda a gente começa a vestir roupas de lã, de pelo e muita ropas quentes (exepto eu, sou muito calorenta)!
Alguns até parecem uns rolinhos que quase nem se conseguem mexer.
No Inverno gosto de me encostar à lareira que está muito quentinha.
Toda a gente adora o Verão porque faz muito calor e detesta o Inverno porque faz muito frio.
Pois a mim não me faz muita diferença, gosto das duas (mas ainda gosto mais do Verão, porque temos umas grandes férias)!

Sara    4ºB
















" Bonecos de Neve" - 4ºE






TIC - 4ºA



Feira da Caça - Pinturas 4ºA






Preparar o futuro…

Preparar o futuro…

No dia 28 de Janeiro, os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, visitaram a Feira da Caça, na sua cidade.
 Entusiasmados, assistiram ao espectáculo das águias, viram muitas espécies de aves como por exemplo: o abutre, as águias americanas, o mocho real, o faisão, a perdiz vermelha e o pato - real. Também participaram em várias actividades organizadas pela Ecoteca de Macedo de Cavaleiros e com a importante colaboração dos professores das AECs. Sempre muito activos, os alunos fizeram escalada, pintaram a cara, jogaram mini golfe e praticaram tiro ao alvo com flechas.
A Feira da Caça, que se realiza há vários anos, é muito importante para o concelho de Macedo de Cavaleiros, uma vez que contribui para o desenvolvimento da economia local.
As crianças divertiram-se com esta actividade, ficando desta forma sensibilizadas, para conhecer e valorizar os costumes e os produtos da sua região.

Pólo 2- 3ºA

Segurança na Internet

Segurança na Internet
A internet pode ensinar-nos várias coisas mas também pode ser perigosa.
Se nós colocarmos fotografias nossas na internet podem fazer coisas feias com as nossas fotografias. Também não devemos pôr o nosso nome, idade, morada, escola e outras coisas na internet porque os homens maus da internet podem com essas informações, procurar-nos.
Se esses homens nos enviarem SMS ignoramos e falamos com os pais e irmãos mais velhos para nos poderem ajudar.
E assim estamos em segurança!

Comunicar em segurança…3ºA

Comunicar em segurança…

A Internet é uma rede Social.
Na Internet existem muitas coisas boas, mas podem-nos fazer coisas muito feias.
Como por exemplo: uma menina tira uma fotografia a si própria, depois os piratas da Internet, são os maus podem tornar a fotografia horrível. O que eles fazem é muito mau para o ser humano. Temos que ter muito cuidado com a Internet, por exemplo: mandam-nos uma mensagem, do programa Microsoft devemos ignorar a mensagem. Se por acaso te mandarem um SMS de desconhecidos temos de ignorar, mas se não desistirem não vamos estar sempre a ignorar. Por isso devemos informar os nossos pais, irmãos mais velhos ou a GNR, todas as pessoas que conhecemos e que sejam adultos, porque se sabem defender e defender-nos.
                 Ana Luísa 3º A

Brincar com as palavras 3º A



Inverno, tempo frio…
Neva na Serra, é Natal!
Vamos fazer um boneco de neve,
É Ano Novo, vamos festejar!
Rios transbordam pelos caminhos,
Nevoeiro, geada e gelo, cobrem
Os campos. Fogem os passarinhos

Pólo 2 - 3º A

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"Quem conta um Conto acrescenta um ponto"


Éramos ainda muito pequenos e já sonhávamos com a escola.
Era uma escola grande, pintada de branco, com grandes cadeiras e enormes mesas cor-de-rosa.
Ficava situada no centro do povoado rodeado de cerejeiras e castanheiros.
Tinha grandes janelas por onde entravam os raios solares. Tinha também um grande recreio onde se podia jogar a bola e fazer outro tipo de brincadeiras.
Sonhávamos também, que os nossos pais nos visitassem frequentemente.
(3º B)...........................continua





Até que chegou o momento tão esperado, tão especial! Entrámos para a escola e ela era como tínhamos imaginado.
No início estávamos envergonhados e com algum receio. Mas quando finalmente a professora entrou na sala, conversou connosco e ficámos mais tranquilos. Levou-nos a conhecer todos os espaços da escola e explicou-nos o que poderíamos fazer em cada um deles. No intervalo um colega mais velho apresentou-nos os outros meninos e todos ficámos amigos.
Na escola, todos andávamos satisfeitos e alegres. Brincávamos, estudávamos e fazíamos diversos trabalhos em grupo, na turma e com as outras turmas.
Um dia chegou à nossa escola um menino de cor negra. Todos ficámos…

(3ºA) .....................Continua

Ficámos encantados. Era o Amadu que vinha de Cabo Verde. Tinha olhos grandes e dóceis, cabelos grisalhos e apresentava um ar desconfiado. Ao mínimo ruído, saltava e ficava assustado: Todos queriam partilhar a mesa com ele, mas a professora, a Srª D. Constança decidiu que ficasse na mesa da Henriqueta, por se encontrar mais perto da secretária para poder prestar-lhe um ensino mais individualizado.
O Natal estava próximo, Amadu mal sabia pegar no lápis e parecia não ter grande apetência para as letras.
A SrªD. Constança demonstrava grande preocupação e dizia:
- Como hei-de motivar esta criança para a aprendizagem?
-Ele só gosta de jogar à bola!
Os alunos da turma conversaram e decidiram fazer jogos didácticos durante o recreio.
Passado algum tempo a professora…

(4º F)  ………………………….Continua


Passado algum tempo a professora D. Constança decidiu que o aluno Amadu deveria ir à psicóloga.
D. Constança resolveu chamar os pais de Amadu à escola, para conversar sobre o filho.
Quando os pais receberam o recado da professora ficaram muito preocupados e perguntaram ao filho:
-Hoje recebemos um recado da professora, o que se passou na escola?
-Que eu saiba não se passou nada. Não me portei mal, não fiz nenhuma asneira…
-Não compreendemos porque é que D. Constança mandou o recado!
Amadu ficou muito pensativo e foi para o quarto muito preocupado com o recado da professora.
No dia combinado os pais dirigiram-se à escola e…


(4º E)................................... Continua
Ao chegarem à escola, os pais dirigiram-se de imediato, ao gabinete para falarem com a professora do filho.
D. Constança apareceu e recebeu os pais com um ar preocupado.
Começou por lhe explicar o motivo pelo qual os chamou. Os pais ficaram admirados! Nem sonhavam o que se estava a passar! Pensavam eles, que o filho não tinha dificuldades em acompanhar as aulas, porque este andava muito satisfeito com a escola e com os colegas. Pois desde que chegou, sempre foi muito bem recebido por todos.
Assim, depois de trocarem algumas impressões, os pais do Amadu ficaram muito satisfeitos por serem alertados para o que se estava a passar e concordaram de imediato, com a opinião da professora, em encaminhar Amadu à psicóloga.
Depois de ultrapassada toda a burocracia dos papeis, a professora ficou de avisar os pais, qual seria a primeira consulta que Amadu teria com a psicóloga.
Passados alguns dias …

4º B ……………………… continua

A primeira consulta com a psicóloga…
                Passados alguns dias, o Amadu foi chamado à primeira consulta, acompanhado pelos pais.
                Quando a psicóloga o mandou entrar, Amadu estava muito tímido e envergonhado.
                A psicóloga perguntou:
                - Como te chamas?
                - Chamo-me Amadu.
                De seguida perguntou-lhe porque é que não queria aprender coisas novas. Ao que ele respondeu, que queria jogar futebol e ser um grande futebolista.
-Quando fores contratado para uma equipa, se não souberes ler nem escrever, como sabes o que está no contrato?
Amadu começou a reflectir… a psicóloga continuou:
- Além de saberes ler, também tens de saber escrever o teu nome, não achas? Quando fores famoso e deres entrevistas, tens de responder às perguntas e para isso tens de compreendê-las.
Pensou durante algum tempo:
- Nunca tinha pensado no meu futuro. Tudo isto faz sentido!
               Amadu mudou a sua maneira de pensar e…
4ºC.......................................................................................................continua

  … e no intervalo da tarde  começou a rabiscar à volta do campo de futebol. Os colegas aproximaram-se e disseram - lhe: - Tu desenhaste as vogais e as consoantes.
            Amadu, identificou-as na perfeição e começou a fazer jogos de palavras.
 Passado algum tempo, a psicóloga voltou à escola.
            A professora, a Sra. D. Constança estava feliz e a turma fez questão de que ele lesse a cartinha que havia escrito à sua avó Luvi.
 Amadu continuou a frequentar a escola muito próximo das Antas, na cidade do Porto e
 a partir dessa altura  foi integrado na equipa local de Juniores.
            A auto – estima melhorou, tornou-se um bom cidadão e foi observado pelo maior treinador Português. Os anos passaram e Amadu, junto desse grande treinador, ergueu várias taças e recebeu a bota d´ouro, que guarda cuidadosamente numa linda caixa forrada com cambraia.

   Fim

" O inverno " 4º B







   O Inverno é uma época do ano onde o frio é muito intenso. Com o frio vêm as nevadas e fazem-se algumas brincadeiras como por exemplo: atiram-se bolas de neve uns aos outros e constroem-se bonecos de neve.
Algumas espécies de animais aproveitam o inverno para hibernarem como é caso do urso, que dorme durante uma estação inteira sem acordar. Outros ,como as aves fazem grandes migrações para zonas mais quentes onde nidificam e criam os seus filhotes. Na minha aldeia as cegonhas chegam sempre em meados de Dezembro, entre o dia 15 e o dia 20.
É também no inverno que se faz a matança do porco, tradição muito importante na nossa região. São feitos grandes petiscos coma sua carne (chouriças, salpicões, alheiras, butelos …) tornando a gastronomia transmontana famosa em todo o mundo.
A principal festividade desta estação é o Carnaval.
     O Carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres
O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade do século XIX.
Não tenho grande simpatia por esta estação do ano pois é muito fria e carrancuda.
Tiago Escaleira4º B



"O Boneco Solitário"- 4ºD

O boneco solitário
 
Sou o Leonardo.
Sou alto gordo, tenho olhos verdes e nariz pequeno.
Sou muito vaidoso. Um certo dia, um grupo de meninos que frequentam o 4º ano de escolaridade da turma D, resolveu enfeitar-me. Colocaram-me um chapéu vermelho com uma fita dourada, uma vassoura e uns botões coloridos no meu casaco.
Fiquei tão feliz!...
Tenho passado dias amargos, embora apresente um ar sorridente.
Vivi parte do Inverno num lugar escondido da montanha. Felizmente que os alunos deixaram dois pinguins para me fazerem companhia.
Eles são engraçados e gostam de pregar partidas.
Propuseram-me jogar ao esconde-esconde, mas como eu sou redondinho e rechonchudo nunca consegui esconder-me completamente.
Mas eis que um dia de o sol resolveu aproximar-se de mim. Eu adoeci e comecei a perder gordura. Escondi-me num lugar muito pequenino e eles deixaram de me procurar.
Então, eu adormeci e transformei-me num pequeno lago, sonhando sempre com aqueles belos pinguins.


Trabalho colectivo-4º D

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Os Astros - 4º F

                       Os astros


O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por um conjunto de objectos astronómicos que se ligam ao Sol através da gravidade.
Os quatro menores planetas (Mercúrio, Vénus, Terra e Marte) são conhecidos como planetas telúricos ou sólidos, encontram-se mais próximos do Sol.
Os quatro maiores planetas (Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno) encontram-se mais distantes do Sol.




Os principais elementos celestes que orbitam em torno do Sol são os oito planetas principais conhecidos actualmente cujas dimensões vão do gigante de gás Júpiter até ao pequeno e rochoso Mercúrio, que possui menos da metade do tamanho da Terra.




Até Agosto de 2006, quando a União Astronómica Internacional alterou a definição oficial do termo "planeta", Plutão era considerado o nono planeta do Sistema Solar. Actualmente é considerado um planeta anão, ou um planetóide, por ser muito pequeno.



Os asteróides são astros menores do que os planetas, normalmente em forma de batata, encontrando-se na maioria na órbita entre Marte e Júpiter e são compostos por partes significativas de minerais não-violência. A região em que orbitam é conhecida como Cintura de asteroides. Nela localiza-se também um planeta anão, Ceres, que tem algumas características próprias de asteroide, mas não é um asteróide.

Sara Alves e Beatriz Martins - 4ºF

A Hidrografia - 4ºF

Trabalho de pesquisa:

A Hidrografia

Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta.
O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. A maior parte da água está concentrada em oceanos e mares – 1.380.000.000  km³, correspondendo a 97,3% da reserva hídrica do mundo. As águas continentais possuem um volume total de 38.000.000 km, valor que representa 2,7% da água do planeta.


O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade. Em decorrência da natureza do relevo, predominam os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia eléctrica.


 




Óscar e Carlos Lopes -4ºF

Astros-4ºF

Os Astros
Um satélite natural ou lua (em letra minúscula) ou ainda planeta secundário é um corpo celeste que orbita um planeta ou outro corpo menor. Dessa forma, o termo satélite natural poderia referir-se a planetas anões orbitando uma estrela, ou até uma galáxia anã orbitando uma galáxia maior. Porém, ele é normalmente um sinónimo de lua, usado para identificar satélites não artificiais de planetas, planetas anões ou pequenos planetas. Por exemplo, a Lua é o satélite natural da Terra.
Planeta, é um corpo celeste orbitando uma estrela ou restos estelares que têm massa suficiente para haver rotação em torno de si (através da gravidade) e, não têm massa suficiente para causar fusão termonuclear, tendo, ainda, limpado a vizinhança de sua órbita.
Na última década foram já descobertos mais de 300 planetas extra - solares, provando que a ocorrência destes corpos é universal.
Uma estrela é um corpo celeste luminoso formado de plasma. Como uma estrela possui sempre muita massa, sua gravidade a comprime, criando enormes pressões (e consequentemente muito calor) no seu interior, o que produz a fusão nuclear. A fusão nuclear gera a energia que mantém a expansão necessária para equilibrar sua compressão gravitacional. A energia gerada é emitida no espaço sob a forma de radiação electromagnética (da qual uma pequena parte é a luz visível), vento estelar, neutrinos e outras formas de radiação. A estrela mais próxima da Terra — depois do Sol, a principal responsável por sua iluminação — é Próxima Centauri, que fica a 40 triliões de quilómetros, ou 4,2 anos-luz.                            

 Trabalho de pesquisa :
Catarina Morais e João Martins  4º F