|
Retrato de uma Jovem |
A turma do 4.º E trabalhou as
várias componentes do currículo nomeadamente o Português (domínio da oralidade
e da escrita), a Expressão Artística (expressão plástica), a Matemática e o Estudo do
Meio, através da observação de duas pinturas: “Retrato de uma jovem” séc. XV de
Domenico Ghirlandaio e da “Figura de Velho” séc. XVII de Harmensz Rembrandt, obras
representativas do Renascimento e do Barroco, respetivamente.
|
Figura de Velho |
Os alunos, observando os dois
retratos, dialogaram sobre os ciclos da vida, sobre o género e sobre os elementos das obras, de modo a reconhecerem algumas
caraterísticas das famílias estilísticas (Renascimento e Barroco). Com esta atividade, os alunos consciencializaram-se
para a
pintura enquanto modo de
expressão e ainda relacionaram os conteúdos narrativo e plástico de modo a percecionarem as obras na sua globalidade.
A partir das pinturas “Retrato de
uma jovem” e “Figura de Velho”, os alunos criaram uma história, fizeram um
diagrama de Venn e realizaram jogos de palavras e analogias estilísticas. Por
fim, desenharam retratos e autorretratos, a carvão.
Fotografias representativas das atividades:
|
História imaginada a partir dos retratos. |
|
Ilustração da história |
|
Diagrama de Venn |
|
Retrato a carvão |
|
Retrato a carvão |
|
Retrato a carvão |
|
Retrato a carvão |
|
Retrato a carvão |
Sem comentários:
Enviar um comentário