terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ENSINO ATRAVÉS DA ARTE

Retrato de uma Jovem
A turma do 4.º E trabalhou as várias componentes do currículo nomeadamente o Português (domínio da oralidade e da escrita), a Expressão Artística (expressão plástica), a Matemática e o Estudo do Meio, através da observação de duas pinturas: “Retrato de uma jovem” séc. XV de Domenico Ghirlandaio e da “Figura de Velho” séc. XVII de Harmensz Rembrandt, obras representativas do Renascimento e do Barroco, respetivamente.
Figura de Velho
Os alunos, observando os dois retratos, dialogaram sobre os ciclos da vida, sobre o género e sobre os elementos das obras, de modo a reconhecerem algumas caraterísticas das famílias estilísticas (Renascimento e Barroco). Com esta atividade, os alunos consciencializaram-se para a pintura enquanto modo de expressão e ainda relacionaram os conteúdos narrativo e plástico de modo a percecionarem as obras na sua globalidade.

A partir das pinturas “Retrato de uma jovem” e “Figura de Velho”, os alunos criaram uma história, fizeram um diagrama de Venn e realizaram jogos de palavras e analogias estilísticas. Por fim, desenharam retratos e autorretratos, a carvão.

Fotografias representativas das atividades:
História imaginada a partir dos retratos.
Ilustração da história
Diagrama de Venn
Retrato a carvão
Retrato a carvão
Retrato a carvão
Retrato a carvão
Retrato a carvão












Sem comentários:

Enviar um comentário