Ao longo do mês de outubro, “Mês Internacional da Biblioteca Escolar”, no âmbito do projeto “Viver as Leituras”, os alunos do 3.º e 4.º anos participaram numa atividade que decorreu na biblioteca do Polo 2 e que teve como objetivos: sensibilizar os alunos para a utilização da biblioteca escolar; estimular o gosto pela leitura; consciencializar os alunos do valor que a biblioteca tem nas suas aprendizagens e na construção do conhecimento.
A obra escolhida para ser trabalhada foi “A História do Livro Activo” de Conceição Areias. É uma obra recomendada pelo PNL e que conta a história de um livro ativo que vivia numa prateleira de uma estante mas que se sentia muito triste porque o seu dono já não o lia... sonhava voar e ir ao encontro do mundo das crianças, para lhes proporcionar momentos de magia, alegria, sonho, brincadeiras…
Foi feita uma apresentação em Power Point da história, em versão animada. Discutiu-se a importância do livro e da leitura, da biblioteca escolar e os cuidados a ter com a utilização dos livros. Realizou-se um jogo de perguntas e respostas. De seguida, os alunos deram asas à sua imaginação e com pequenas folhas escritas sobre o livro trabalhado decoraram um livro gigante.
“E com isto o livro activo,
Que tinha muito saber,
Porque ele era um livro vivo,
Ficou feliz a valer!”
O resultado final foi positivamente surpreendente. As crianças revelaram o gosto que possuem pelos livros e pela leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário