Os Astros
Um satélite natural ou lua (em letra minúscula) ou ainda planeta secundário é um corpo celeste que orbita um planeta ou outro corpo menor. Dessa forma, o termo satélite natural poderia referir-se a planetas anões orbitando uma estrela, ou até uma galáxia anã orbitando uma galáxia maior. Porém, ele é normalmente um sinónimo de lua, usado para identificar satélites não artificiais de planetas, planetas anões ou pequenos planetas. Por exemplo, a Lua é o satélite natural da Terra.
Planeta, é um corpo celeste orbitando uma estrela ou restos estelares que têm massa suficiente para haver rotação em torno de si (através da gravidade) e, não têm massa suficiente para causar fusão termonuclear, tendo, ainda, limpado a vizinhança de sua órbita.
Na última década foram já descobertos mais de 300 planetas extra - solares, provando que a ocorrência destes corpos é universal.
Uma estrela é um corpo celeste luminoso formado de plasma. Como uma estrela possui sempre muita massa, sua gravidade a comprime, criando enormes pressões (e consequentemente muito calor) no seu interior, o que produz a fusão nuclear. A fusão nuclear gera a energia que mantém a expansão necessária para equilibrar sua compressão gravitacional. A energia gerada é emitida no espaço sob a forma de radiação electromagnética (da qual uma pequena parte é a luz visível), vento estelar, neutrinos e outras formas de radiação. A estrela mais próxima da Terra — depois do Sol, a principal responsável por sua iluminação — é Próxima Centauri, que fica a 40 triliões de quilómetros, ou 4,2 anos-luz.
Trabalho de pesquisa :
Catarina Morais e João Martins 4º F
Sem comentários:
Enviar um comentário