Os astros
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por um conjunto de objectos astronómicos que se ligam ao Sol através da gravidade.
Os quatro menores planetas (Mercúrio, Vénus, Terra e Marte) são conhecidos como planetas telúricos ou sólidos, encontram-se mais próximos do Sol.
Os principais elementos celestes que orbitam em torno do Sol são os oito planetas principais conhecidos actualmente cujas dimensões vão do gigante de gás Júpiter até ao pequeno e rochoso Mercúrio, que possui menos da metade do tamanho da Terra.
Sara Alves e Beatriz Martins - 4ºF
Até Agosto de 2006, quando a União Astronómica Internacional alterou a definição oficial do termo "planeta", Plutão era considerado o nono planeta do Sistema Solar. Actualmente é considerado um planeta anão, ou um planetóide, por ser muito pequeno.
Os asteróides são astros menores do que os planetas, normalmente em forma de batata, encontrando-se na maioria na órbita entre Marte e Júpiter e são compostos por partes significativas de minerais não-violência. A região em que orbitam é conhecida como Cintura de asteroides. Nela localiza-se também um planeta anão, Ceres, que tem algumas características próprias de asteroide, mas não é um asteróide.
Sem comentários:
Enviar um comentário